3 de mar. de 2020

AULA INAUGURAL DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL – 1/2020.


A Lei nº 13.935/2019 e a sua implementação: possibilidades e desafios para o Serviço Social e Psicologia na educação básica”.

APRESENTAÇÃO

Neste primeiro semestre de 2020 nossa aula inaugural terá como tema: “A Lei nº 13.935/2019 e a sua implementação: possibilidades e desafios para o Serviço Social e Psicologia na educação básica”.
Justificamos esta temática tendo em vista que atualmente assistimos a uma série de debates a respeito da educação e do ensino no Brasil, em seus diversos níveis. Há críticas ao que estamos vivendo nesse campo, assim como aparecem sugestões de como ele pode ser transformado e, ou, aprimorado. Essas discussões se fazem cada vez mais necessárias para uma educação de melhor qualidade no País.
Dentre os debates e proposições em curso, temos em destaque a promulgação da Lei nº 13.935/2019 de 12/12/2019, que dispõe sobre a prestação de serviços de Psicologia e de Serviço Social nas redes públicas de educação básica. A lei foi promulgada pelo presidente da República e entra em vigor na data de sua publicação.
Após a promulgação, o Poder Executivo Federal deve providenciar a regulamentação da Lei. Agora, inicia-se um novo ciclo de luta pela garantia da regulamentação e da implementação da nova medida, este é o tema gerador da aula inaugural do 1/2020 do Curso de Serviço Social do Centro Universitário Una. VENHA PARTICIPAR DESTE MOMENTO IMPORTANTE DA PROFISSÃO.

DIA: 10/03/2020
HORÁRIO: 19H
LOCAL: Auditório principal, Rua dos Aimorés, 1.451 - Lourdes, Belo Horizonte – MG.

PROGRAMAÇÃO

HORÁRIO
ATIVIDADE
CONVIDADAS
19:00 às 19:30h
Mesa de abertura.
- Profa. Fabrícia Cristiana de Castro Maciel;
- Representante do Diretório Acadêmico (DASSUNA);
- Representação do CRP-MG;
- Representação do CRESS-MG;
- Representante de direção Una.
19:30 às 20:10h
Painel: "A atual conjuntura educacional e suas demandas em seus aspectos psicossociais".
Profa. Dra. Luciana Amaral Praxedes, Mestre e doutora em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG, é pós-graduada em Comunicação e Semiótica pela Fafich/UFMG e graduada em Jornalismo pelo UNI-BH. Na UFMG, é uma das coordenadoras do Grupo de Estudos e Pesquisas Marx, Trabalho e Educação (GEPMTE) e do Simpósio Nacional Educação, Marxismo e Socialismo. É professora de cursos de graduação e pós-graduação, além de sua experiência na educação básica. Atualmente, integra o corpo docente da pós-graduação da PUC Minas e da UNA e dedica-se a pesquisas na área de trabalho e educação, formação técnica e tecnológica dos trabalhadores, ontologia do ser social e formação humana, formação de professores, política educacional e relações de gênero e trabalho.
20:10 às 20:20
Painel conhecer para defender: “Contribuições da Psicologia na educação básica da rede pública”.
Profa. Evely Najjar Capdeville, Mestre em Educação pela PUC-MG. Graduada em Filosofia e em Psicologia pela UFMG. Conselheira da XVI Plenária do CRP-04 Minas, gestão 2019-2022. Coordenadora da Comissão de Formação Profissional e membro da Comissão de Psicologia Escolar e Educacional do CRP Minas. Psicóloga do NAPP - Núcleo de Apoio Psicopedagógico da FCMMG. Membro de Comitê de Ética da PBH, gestão 2017. Docência em Programas de Pós-graduação e Residência Multiprofissional do HOB. Docência em diversas Instituições de Ensino Médio e Fundamental da capital mineira.
20:40 às 21h.
Painel conhecer para defender: “Contribuições do Serviço Social na educação básica da rede pública”.
Janaína Andrade dos Santos, Assistente Social e Pós graduada em Políticas Públicas. Atualmente Coordenadora do Serviço Social da Rede Ensino Clarissas Franciscanas e Associação Propagadora Esdeva (Instituições Arnaldo Janssen) atuação profissional Educação Básica e Ensino Superior. Coordenadora da Comissão Serviço Social na Educação do Conselho Regional de Serviço Social de Minas Gerais no período (2011- 2016).
21h às 22h.
Debate
Debatedora: Profa. Fabricia Cristina de Castro Maciel, coordenadora dos Cursos de Serviço Social e Pedagogia do Centro Universitário Una.  Doutoranda em Serviço Social pela UNESP, com sanduíche na Universidade de Lisboa, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas.