14 de out. de 2017

SEMINÁRIO DE POLÍTICA SOCIAL E FORMAÇÃO PROFISSIONAL - A prática da/o assistente social em contextos de promoção e prevenção à riscos e vulnerabilidades.

APRESENTAÇÃO 

O Curso de graduação em Serviço Social do Centro Universitário Una possui enfoque formativo comprometido com a intervenção e produção do conhecimento no campo da política social, ao somar força na defesa do projeto profissional, comprometido com os direitos sociais de caráter universal. Nessa perspectiva, trata a política social como um campo contraditório, permeado por interesses e projetos societários antagônicos, no qual se reatualizam questões diretamente articuladas à especificidade e à autonomia profissional.

Ao longo dos últimos anos, por meio da realização do referido seminário, temos construído espaços formativos com um profícuo diálogo entre política social e Serviço Social e os desafios que esta relação apresenta para a intervenção profissional e expressam uma consistente produção de conhecimento no processo de luta pela institucionalização das políticas públicas compatíveis com os valores contidos no Código de Ética Profissional dos assistentes sociais.

Nesta edição do seminário no ano de 2017 iremos tratar das práticas profissionais ancoradas na promoção dos direitos sociais e da cidadania ampliada, compreendida como uma agenda integrada e multidisciplinar cujo objetivo primordial é fomentar mudanças em três níveis: ampliação e acesso aos direitos socioassistenciais, gestão local de políticas públicas e proteção e desenvolvimento social para todos.

As reflexões e proposições desenvolvidas ao longo do seminário objetivam provocar a construção de estratégias no campo profissional de forma a instrumentalizar práticas sociais (no âmbito da gestão e execução de projetos, programas e serviços) tendo em vista a promoção e prevenção - dialogando com as áreas da assistência social, saúde, habitação, educação, sócio-jurídica, terceiro setor e conselhos de políticas públicas. Assim, partimos da defesa, ancorada no conjunto do sistema de proteção social brasileiro que todos os setores da sociedade devem compartilhar responsabilidades no esforço de proteger e cuidar da vida humana, promovendo qualidade de vida para população de forma em geral.

PROGRAMAÇÃO



INSCRIÇÃO