8 de mai. de 2015

Dia da/o assistente social UNA 2015.



É com muita alegria que o Curso de Serviço Social do Centro Universitário UNA apresenta à comunidade acadêmica e à categoria profissional a programação das atividades  de 2015 alusivas ao dia da/o assistente social.
O evento, que já faz parte do calendário do Serviço Social em Belo Horizonte e Betim, é uma atividade em comemoração ao 15 de maio – Dia da/o Assistente Social. E este ano é resultado da um conjunto de parcerias entre o Conselho Regional de Serviço Social (CRESS-MG), Diretório Acadêmico Florestan Fernandes (DASSUNA), Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania (IHG), Cia de Arte Mobilização (SMAAS/PBH), Secretaria Municipal de Assistência Social de Betim, Movimento da Luta Antimonicomial, Movimento Nossa Classe (MNC), Movimento Luta de Classe (MLC), Instituto Caio Prado Jr (ICP), além da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS).
A programação, composta por conferência, palestras, roda de conversa (com café da manhã), participação em atividades públicas junto aos movimentos sociais, debates e oficinas, foi construída com muito esmero e objetivo de possibilitar a interlocução entre os saberes de assistentes sociais, representantes de movimentos sociais, acadêmicos da graduação e pós-graduação e instituições defensoras dos direitos sociais e humanos numa perspectiva radicalmente crítica à barbárie contemporânea caracterizada pela precarização do trabalho, das políticas sociais e das condições de vida.
            Nesta perspectiva, sintonizamos os desafios e estratégias para a garantia da direção e da qualidade da formação e exercício profissional, e assim, o convite à participação é para, coletivamente, aprofundarmos os desafios e contribuir para o fortalecimento do Serviço Social, construído a partir da organização política do Serviço Social brasileiro em defesa do nosso projeto ético-político.

Comissão Organizadora


11/05/2015 (segunda-feira/noite) – Conferência: Assistente Social: profissional de luta, profissional presente.

Horário: 19h às 22h30
Local: Auditório do Centro Universitário Una campus Aimorés - Rua Aimorés, 1.451 - Lourdes
Observação: atividade organizada pelo CRESS-MG.

Mesa de abertura - Direção do CRESS-MG, representantes das entidades (ABEPSS/ENESSO e IES de Serviço Social). 

Conferencista: Rosa Prédes, assistente social, mestre (UFPE) e doutora em Serviço Social pela (UFRJ), atualmente é professora Associada da Universidade Federal de Alagoas, professora da graduação, do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFAL e da Residência Multiprofissional do Hospital Universitário/UFAL. Coordena os Grupos de Pesquisa Mercado de Trabalho do Serviço Social e Saúde Mental e Sociedade e o Projeto Integrado de Pesquisa PROCAD Casadinho (UFAL, UFRJ, PUC-SP).

Inscrições pelo site do CRESS-MG


12/05/2015 (terça-feira/manhã) – Participação na Marcha pela redução da jornada na saúde sem redução salarial.

Horário: 9h
Local: Praça da estação
Observação: Organizados por órgãos de representação de trabalhadores/as, como o Sind-Saúde, Coren e o CRESS-MG.

É comprovado que a rotina estressante e com plantões prolongados interfere no atendimento e na saúde do próprio trabalhador/a. A Organização Mundial da Saúde já reconhece a necessidade das 30 horas. Por isso, é preciso fortalecer a valorização do Sistema Único de Saúde (SUS), o que também eleva a qualidade de vida da população.

Mobilização interna: Vitória Regina, acadêmica de 5° módulo, manhã.

15/05/2015 (sexta-feira/noite) - Noite cultural: Serviço Social, bandeiras de lutas e suas expressões por meio das artes.

Horário: 19h às 22h30
Local: Teatro Icbeu - Rua da Bahia, 1.723 - Lourdes - Belo Horizonte
Observação: atividade organizada pelo CRESS-MG.

Apresentações artísticas, sorteio de livros e divulgação do resultado do concurso de poesias.

15/05/2015 (sexta-feira/manhã) – Dia de assistente social com café da manhã, intervenção cultural e roda de conversa.

Horário:  8:00 às 11:30h
Local: Pilotis, Centro Universitário Una campus Barro Preto - Rua Goitacazes, 1.159 - Barro Preto.

Intervenção cultural: “CRIANÇAS NA PISTA”

Organizado pela Cia De Arte Mobilização da Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social da PBH, é um grupo que utiliza o teatro como ferramenta para a mobilização social, levando arte, informação, transformação e cidadania para todos.

RODA DE CONVERSA - A IDADE E AS RAZÕES: NÃO AO REBAIXAMENTO DA IMPUTABILIDADE PENAL

Convidadas:

Heloísa Greco (Bizoca), historiadora, mestre e doutora em História (UFMG), membro do Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania (IHG) e da Frente Independente da Memória e Justiça.

Andrêza Almeida Fernandes Alves, assistente social com atuação no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) na Prefeitura de Lagoa Santa, especialista em Abordagem Psicossocial no contexto das políticas públicas pelo Centro Universitário Una, representante do CRESS-MG no Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais.

Laila Vieira de Oliveira, bacharel em letras, Arte Educadora no Programa ProJovem Adolescente na política de Assistência em Belo Horizonte com Mediação de oficinas com adolescentes atendidos pelos CRAS localizados nas regiões periféricas de BH. Trabalha com oficinas de Letras (Literatura e poesia), além de militar na luta antimanicomial em Belo Horizonte.

18/05/2015 (segunda-feira) - 18 de maio – Dia Nacional da Luta Antimanicomial.

Horário: 13 às 18h
Local: Praça da Liberdade (concentração no coreto) com posterior passeata no hipercentro de BH.

Participação na passeata em comemoração ao “18 de maio – Dia Nacional da Luta Antimanicomial” sob organização interna dos acadêmicos Diego Rosa, Júnia Morais e Simone Soares (3° módulo/manhã) e dos professores Cristiano Costa de Carvalho e Rosane Pilar Diegues. 

19/05/2015 (terça-feira/manhã-noite) – Oficinas

Horário:  8 às 11h (turmas  matutino) e  19 às 22h (turmas noturno).
Local: Centro Universitário Una campus Barro Preto - Rua Goitacazes, 1.159 - Barro Preto – Salas de aula.

Horário
Oficina
Convidadas/os
Local
8 às 11h
Terceirização escraviza, mutila e mata: mundo do trabalho, análises e críticas aos Projetos de Leis 4330 e 30.

Flávia Valle Vernaschi, socióloga, integrante do Movimento Nossa Classe (MNC) e professora na rede estadual de ensino.

Sala 1202
19 às 22h
Renato Campos Amaral, Coordenação Nacional do Movimento Luta de Classe (MLC).




8 às 11h



A cidade, suas transformações, questão social e o Serviço Social: subsídios teórico e metodológico do exercício profissional.  
Joully Mayrink, assistente social com experiência na área de Desenvolvimento Urbano (COHAB), formação e capacitação de equipe social, consultora e integrante da Comissão de Desenvolvimento Urbano do CRESS-MG.
Salete Oliveira,  assistente social na Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (COHAB)
,  consultora na área e integrante da Comissão de Desenvolvimento Urbano do CRESS-MG.
Sala 1204
19 às 22h

8 às 11h

Direitos humanos e as diversidades sexual, étnico-cultural e de gênero na sociedade contemporânea.
Daniela Mateus de Vasconcelos, graduada em Relações Internacionais, mestre e doutora em Ciência Política (UFMG), professora dos cursos de Serviço Social e Direito do Centro Universitário UNA.
Sala 1203
19 às 22h

  

20/05/2015 (Quarta-feira/tarde-noite) – Conferência: A formação e exercício profissional da/o assistente social frente aos desafios contemporâneos: política social e formação continuada.
Horário: 17 às 21h
Local: Auditório do Centro Administrativo da Prefeitura Municipal de Betim, Rua Pará de Minas, 640 – Betim.

17 às 18h – Acolhida e intervenção artística/cultural
18 às 18:30 – Mesa de abertura com Prefeito, CRESS-MG, Diretora da UNA Betim, Coordenação do Curso de Serviço Social e representação do Movimento Pró-Diretório Acadêmico de Serviço Social da UNA Betim .

18:30 – Conferência: A formação e exercício profissional da/o assistente social frente aos desafios contemporâneos: política social e formação continuada.

Flávia Gonçalves Canesqui, assistente social, mestre em Serviço Social (UNESP), atualmente é professora na diretoria de pós-graduação do Centro Universitário UNA no curso de Pós-Graduação em Gestão do Trabalho com Famílias.

Leonardo David Rosa Reis, assistente social, conselheiro presidente do Conselho Regional de Serviço Social de Minas Gerais (CRESS-MG), analista de políticas púbicas/Serviço Social na Prefeitura de Belo Horizonte.

23/05/2015 (sábado/manhã) - Oficina: Reforma Psiquiatra, Políticas de Saúde Mental e Serviço Social

Horário: 9 às 13h
Local: Sala 1906, Rua Goitacazes, 1.159 - Barro Preto

Rosane Pilar Silva, assistente social, mestre em administração pública (FJP), com atuação na Prefeitura Municipal de Belo Horizonte/ Secretaria Municipal de Saúde, tutora no programa de residência multiprofissional do Hospital Municipal Odilon Behrens, professora do Curso de Serviço Social do Centro Universitário UNA. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em saúde pública, saúde mental, envelhecimento, famílias e Proteção Social onde também desenvolve pesquisas, estudos, assessoria e consultorias.

Mesa redonda: "Inserção do Serviço Social em Serviços de Saúde Mental: principais desafios a partir dos interlocutores e protagonistas"

Convidadas:

-Trabalhadora do Centro de Referência em Saúde Mental (Cersam); -Associação dos Usuários de Saúde Mental de Minas Gerais (Assussam); -Comissão de Saúde e Serviço Social do Conselho Regional de Serviço Social de Minas Gerais (CRESS-MG); -Fórum Mineiro de Saúde Mental de Minas Gerais; -Diretório Acadêmico Florestan Fernandes (DASSUNA).

30/05/2015 (sábado/tarde) – Oficina ampliada e popular:  Introdução à Economia Política

Horário: 14 às 18h
Local: Sala 1906, Rua Goitacazes, 1.159 - Barro Preto

Fernando Leitão Rocha Junior, economista, matemático e pedagogo, mestre em Economia Política (PUC-SP) e Doutor em Serviço Social (UFRJ). Concentra suas pesquisas no marco da Crítica à Economia Política com ênfase na Teoria do Valor Trabalho e o Processo de Financeirização da Riqueza. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) em Teófilo Otoni/MG nos cursos de Graduação em Ciências Econômicas e Serviço Social e do Mestrado em Tecnologia, Ambiente e Sociedade (UFVJM).